9 de jan. de 2011

A cirurgia!

Bom, voltando à cirurgia, fiz a minha dieta líquida direitinho, com direito a jejum desde 22h do dia 3 e confesso que o pior foi ficar sem tomar água. No hospital me avisaram que a minha cirurgia estava marcada para as 16h, ou seja, ficaria bem mais que 12h em jejum.
Minha irmã veio cuidar de mim no pós operatório e eu ainda contei com a ajuda da minha mãe e do meu amigo Paulo.

Eu e minha irmã esperando a hora da cirurgia...

Levaram-me ao pré operatório as 14h, lá acabaram com 4 acessos venosos meus, até que alguém achou uma veia no meu pulso. Amém!
Acompanhei a maioria dos procedimentos apesar de estar meio dopada com os medicamentos. A peridural não doeu nada, até pedi pra ver a agulha após a anestesia pra ter certeza de que era a mesma que eu conhecia. A bicha deve ter uns 7 cm de comprimento mas por graça da anestesia local e da mão do anestesista, foi tudo muito melhor do que eu esperava! Fiz uma oração quando me amarravam na mesa cirúrgica para que Deus abençoasse cada um daqueles que participariam da minha cirurgia e que isso servisse para que eu me tornasse uma pessoa melhor profissionalmente. Um médico precisa ser paciente para que sua prática seja melhor, mais humana, com mais empatia.
Apaguei. Lembro de ter acordado e pedindo para ver o meu estômago, que eu vi em um pote mas bem embaçado, porque estava voltando da anestesia geral. Na sala de recuperação eu pedia pra alguém avisar a minha mãe que eu estava bem, porque eu sabia que ela estava preocupada. Cheguei falando, acordada e brincando no meu quarto. Não precisei de UTI. Chegando lá, pedi pra tirarem fotos da minha cirurgia, para eu ver. Tinha 5 cortes pequenos, de 4 cm cada, e uma atadura no umbigo. Meu abdome estava bem distendido por causa do gás carbônico usado para fazer a cirurgia mas eu não estava com dor.


Descobri o poder dos analgésicos e entendi o House, porque eu estava tomando Tramal, dipirona, plasil, ranitidina, dopadaaaaaça! Não precisei de sonda ou dreno, consegui tomar banho sem muitas complicações e saí do hospital dia 6. Meus amigos não me visitaram no hospital, mas muitos ligaram para saber de mim.
O primeiro chá eu nunca mais vou esquecer, foi por volta das 6 da manhã do dia 06, de erva doce, sem adoçante ou açúcar, mas foi o primeiro líquido em dias que a minha boca experimentava. Senti muita dó do meu avô, que no fim da vida não podia mais se alimentar, beber ou vivenciar um simples ato de beber um chá ruim. Chorei, porque aquele momento foi importante para mim.

O primeiro caldinho do hospital... Bom!

Saí do hospital como se eu tivesse feito uma cesariana, segurando a barriga, e aproveito para agradecer aos prefeitos pelos buracos nas ruas, afinal, nada como passar em cima de um buraco depois de operada! aff!
A dieta da "água suja" vai até o dia 14 quando eu começo a comer iogurtes, tomar leite e gelatina. Até lá, só 50ml de líquido de 2 em 2h, 100 ml de caldo coado de sopa de legumes às 12 e 20h, água de coco, suco coado e sem açúcar, e muuuuuuuito analgésico.
A primeira noite em casa foi um inferno, o paracetamol não fazia efeito, a dimeticona não aliviava os gases e eu não tinha posição pra dormir. Fiquei perambulando a noite toda, gemendo e xingando. Sinto fome, dor no estômago que parece que um alien vai estourar a minha barriga e sair rasgando tudo, uso uma meia de compressão anti embolismo o dia todo até o joelho, quente pacas, tomo uma injeção de heparina na barriga todo dia por 7 dias (a qual eu já aprendi a aplicar em mim mesma) e ainda não acho posição pra dormir, já que as costas doem onde foi a anestesia e de lado não dá não! Já aviso, tomem lisador que ajuda!
Sinto falta de mastigar e evito sentir cheiros, imagens de comida na TV e meus familiares comem bem longe de mim. Acho que se eu soubesse que eu ia sofrer com dor desse jeito, talvez eu tivesse continuado gorda...
Agora já foi...
Já perdi 5,5 kg em 5 dias.

3 comentários:

  1. Nas bifurcações da vida temos 50% de chances de acertar. Se erramos,... Bom, arrependimento traz sabedoria (rs). Mas o importante é decidir, saber o momento de dar um basta naquilo que nos causa desconforto. E nem todos tem essa coragem. Se a decisão foi certa ou não, será impossível dizer, pois tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. O caminho que você escolheu certamente lhe trará alegrias e tristezas, como tudo na vida. Acho que isso nem importa tanto. Tenho certeza que você saberá aproveitar os momentos alegres dessa sua nova vida. E saberá também passar por cima das tristezas. Mas seja qual sentimento tiver em dado momento, você sabe que nunca estará só. As pessoas que te amam, mesmo que distantes, estarão sempre te apoiando.

    Quac!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Aloooooooo!
    Parabens Patilda!!! Sei que nao esta sendo facil, mas como diria o Marcelo: "Nao ha nada tao ruim q nao possa piorar". Grande incentivo que te dei agora né, sorry....mas queria te dizer que vc é mto corajosa sobre a cirurgia e sobre tudo que vc tem enfrentado e as dores, eu nao tenho essa coragem. E graças a Deus tudo correu bem e sua recuperação esta sendo como o esperado e vc esta bem. 5 kg ja!!!! aff...to ficando pra tras, rsss....
    se cuida, miga, sei que vc chega la!!!
    bjossss

    ResponderExcluir