Hoje, dia 11/01, faz 1 semana que eu fui operada. Ainda sinto fome, sinto dor, estou fraca, a cinta incomoda, a meia aperta e tomar água é ruim. Meu sono está dividido em 2 partes: até as 7 da manhã e até as 11h, ficando acordada por cerca de 1h nesse intervalo. Sonhei 2 dias consecutivos com comida, um com pizza e um com sanduíche do robs. A vontade até existe, mas não é algo que tenha me torturado. Pelo menos no sonho eu posso comer, mas nem no sonho eu me sinto bem em comer o que eu tô vendo!
Assistindo um documentário ontem a noite sobre a 2 guerra mundial, eu me dei conta de que passei a entender o sofrimento dos judeus no campo de concentração, alimentando-se de água de batata e ainda tendo que trabalhar. Pelo menos eu fico deitada quando fico fraca.
E pra deixar claro, eu não me arrependi de ter feito a cirurgia, como alguns estão achando, só que ninguém gosta de sentir dor e passar privações. Acho que não estou ingerindo (bebendo) mais que 500 cal por dia. Pra quem estava acostumada a 2000, acho que a coisa complicou um bocado.
Pior é escutar que fome é psicológica. Pois é, eu tive que ouvir que eu sinto fome pq eu operei o estômago, não a cabeça, como se não houvesse mecanismo fisiológico de fome! Ai seu o Ney (prof de fisiologia) ouve isso!
De qualquer forma, preciso conviver com o fato de que eu ainda tenho longos dias líquidos pela frente até chegar no iogurte desnatado, gelatina, purê de batatas, polenta e pudins salgados...
Outra coisa que eu percebi: como a mídia gira em torno de comida!! Meu Deus, de manhã só dá pra assistir noticiário, porque os outros programas todos têm receitas mirabolantes, cremosas e visualmente maravilhosas... Nas novelas todo mundo come, ou é café da manhã, ou é doce, ou é jantar, ou um simples chips ou chocolate... Assim não dá!!!! Eu sou forte, mas não sou invencível!!
Depois de ter percebido isso, eu fiquei pensando também no povo que passa fome de verdade, com família, sem ter o que comer, vivendo em um mundo em que tudoooo é comida e desperdício! É, se eu já sabia o valor da comida antes, imagina quando eu começar a comer de novo? Acho que vai ser um deleite a cada mordida, já que elas serão em menor quantidade; o negócio é aproveitar o pouco que se pode comer e se contentar com isso...
Vontade sempre existirá, o que é preciso é conciliar o olho com o estômago. Outra coisa é me desvencilhar daquele pensamento de que preciso fazer valer o preço que eu paguei pela refeição, a armadilha de preço por pessoa é o berço dos compulsivos e gordos. Ninguém que paga por pessoa quer comer pouco, certo?
Tenho muito medo de engordar de novo após a cirurgia. Acho que vira meio que trauma de que tudo o que se come possa voltar a fazer parte de vc de novo... Espero que a terapia me ajude nisso.
Assim sendo, estou esperando pelo décimo dia pós cirurgia para degustar um leite desnatado e tomar o nutren active, um suplemento alimentar que vai me dar um pouco mais de força e disposição. Enquanto isso, vou continuar mudando de canal quando algo alimentar aparecer na programação e sonhando com comida... Quem pode me culpar?
obs.: acabei de falar com a minha nutricionista e ela me liberou a dieta do 10 dia... tenho direito a leite desnatado e gelatina uma vez por dia... não sei se comemoro ou choro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário